terça-feira, 24 de novembro de 2015

Costa ganhou agora Governo de esquerda sem BE e PCP

Cavaco Silva indigitou António Costa, que depois de ter perdido nas urnas é, para já, repito, para já, o grande vencedor deste processo. E venceu os incautos pela surpresa, mas só mesmo os incautos.

Quem conhece Costa, sabe que ele tem a capacidade de criar alianças e compromissos, negociar e ungir acordos de gabinete. Desde os seus tempos de associação de estudantes em Direito, passando pelo Governo minoritário de António Guterres e, sobretudo, pela Câmara de Lisboa onde meteu no bolso Helena Roseta e Bloco de Esquerda, e silenciou o PCP. 

Não sei que Governo teremos, não sei se será brilhante, e, mais importante, não sei quanto tempo durará. Mas é um Governo histórico pelo processo em que é criado, pelos apoios de incidência parlamentar com Bloco e PCP.

Tenho a convicção que este Governo seria mais sólido se tivesse na sua equipa elementos dos partidos que o apoiam. Assim, teremos o BE e PCP a brilhar com o que é popular, mas no que será duro e impopular podem dizer que não são responsáveis porque não estão no Governo.

Vamos ver o que isto vai dar, não sei se a generalidade dos portugueses está contente com o que se passou. Veremos.

Sem comentários:

Enviar um comentário