domingo, 27 de setembro de 2015

Sugestões para a semana

Livros

"O Selvagem da Ópera", Rubem Fonseca, Sextante, 285 páginas. Este brasileiro é para mim um dos melhores escritores de língua portuguesa. Estilo desabrido, realista, aqui sobre o compositor António Carlos Gomes, a glória e a tragédia num estilo inconfundível.

"Estação Onze", Emily St. John Mandel, Presença, 334 páginas. Este livro é belíssimo, vencedor do prémio Arthur C. Clarke, um romance pós-apocalíptico onde um pequeno grupo se dedica a representar peças de Shakespeare para os sobreviventes dispersos depois de uma pandemia de gripe.


Cinema

Recomendo a compra de uma caixa com 5 filmes negros das idas décadas de 40 e 50 de Hollywood. Entre eles estão "Gun Crazy" (Mortalmente Perigosa) de Joseph H. Lewis, "Lady in the Lake", de Robert Montgomery e os 3 extraordinários "Night and the City" de Jules Dassin, "Ministry of fear", de fritz Lang e "Pãnico nas Ruas" de Elia Kazan.

Séries

Esta semana os principais regressos são as segundas temporadas de Gotham e Empire, eu gosto especialmente da segunda, uma guerra familiar tendo como fundo um império musical

Documentários

No Arte, hoje às 21.40, "Made in Italy", a história de Itália dos anos 50 até à actualidade tendo como fio condutor a moda. Amanhã, às 21.35 "Orson Welles - Autópsia de uma Lenda", sobre o genial criador americano que era muito mais do que um homem do cinema.

Bar

Assinalo o novo bar do Hernâni Miguel, lenda dos grandes tempos do Bairro Alto (outros tempos), chama-se O Tabernáculo e é na Rua de São Paulo, mesmo ao lado do elevador da Bica. Grande espaço, bem decorado, para conversar, com a sonoridade de soul, jazz, blues e funky como fundo. Lá dentro um espaço exclusivo da Bacalhôa, garantia de grandes vinhos.

Restaurante

Quando quiserem jantar comida caseira, rodeados de antiguidades, podem ir ao restaurante "Arco da Velha". Ambiente acolhedor e serviço simpático. Na rua de São paulo.

Sem comentários:

Enviar um comentário