domingo, 9 de março de 2014

Sugestões para a semana (3-2014)

Livros

"O Segredo do Hidroavião", Fernando Sobral, Parsifal, 216 páginas. Grande regresso de um homem culto, grande jornalista, que escreve como poucos e é mestre na arte do diálogo. Um thriller magnífico passado entre China, Hong Kong e Macau. Tão recomendável como o seu "Ela Cantava fados", para mim o melhor policial que se escreveu em Portugal.

"Mário e o Mágico", Thomas Mann, D. Quixote, 106 pág. Uma pequena obra de um dos mais geniais escritores de sempre. Uma parábola sobre a ascensão do fascismo na Europa e uma revolta contra a apatia da sociedade.

Cinema

Recomendo a compra de 3 dos melhores filmes europeus dos últimos anos. "Bárbara", de Christian Petzold, "O Miúdo da Bicicleta", dos irmãos Dardenne, "Dentro de Casa", de françois Ozon. Três películas que metem qualquer produção vulgar, como se tornou hoje o cinema americano, a um canto.

Séries

A grande estreia da semana ocorre em todos os canais fox amanhã. A estreia de "Cosmos", a série que é a continuação da mítica jornada de descoberta do espaço e do que nos rodeia, de Carl Sagan.
Na 5a estreia no Mov uma nova série de ficção científica, mas assinalam-se os regressos de Revenge (quarta) e Scandal (quinta). O que juntando aos regressos já em exibição de The Killing (3a e última temporada da versão original dinamarquesa) e de Hannibal, ambas no AXN Black, fazem da Primavera a grande estação de séries.

Documentários

Esta semana há várias coisas que já deixei a gravar e outras que já vi. No National Geographic 4 episódios sobre o Apocalipse da II Guerra Mundial, no ARTE todos os dias sugiro cinco documentários sobre a Turquia ("Bosphore"), na quinta às 0.15h um documentário sobre Susan Sontag, na 5a, às 8h, "Ellis Island - Uma história do sonho americano (o local por onde entravam todos os emigrantes na América) e na 4a, às 19.50, podemos ver "Rosa Luxemburgo", de Margareth von Trotta.

Restaurante

Sushi Alentejano. Jantei lá, ao pé do Corte Inglês, esta semana um fabuloso sushi de fusão que é confeccionado com pratos alentejanos, queijo de Niza, chouriço e caldo verde. É delicioso e aos fins-de-semana só com reserva.

Sem comentários:

Enviar um comentário