domingo, 7 de abril de 2013

Sugestões para a semana (7-2013)

Livros

"Mao, a história desconhecida", Jung Chang, Quetzal editora, 847 páginas. Senão a melhor, provavelmente uma das melhores biografias de Mao Tse-Tung. Uma biografia não panegírica e que derruba muitos dos mitos da revolução dita popular na China e conta vários vícios de personalidade do líder que foi referência para determinada esquerda durante muitos anos.

"Agosto", Rubem Fonseca, Sextante editora, 314 páginas. Um dos melhores escritores de língua portuguesa e que me tem deliciado nestes dois dias. Como pano de fundo o suicídio de Getúlio Vargas e o atentado a Carlos Lacerda.

Cinema

Taxi Driver, Martin Scorsese. Para quem o considera, como eu, um dos grandes filmes da história do cinema, a possibilidade de o ver em reposição nas salas de cinema, sem esquecer a banda sonora de Bernarrd Herman e o saxofone de Tom Scott.

A Escolha de Sofia, de Alan J. Pakula. Um grande papel de Meryl Streep bem coadjuvada por Kevin Kline. Num campo de concentração nazi uma mulher tem de escolher entre a sua vida e a vida do seu filho.

Ladrões de Bicicletas, Vittorio de Sica. Um filme belíssimo, sempre na lista dos melhores de sempre, uma obra do neorealismo, sobre a condição humana.

Chamo ainda a atenção para o facto da RTP2 esta semana dedicar 5 filmes ao jornalismo. Destaco "O Ano de Todos os Perigos", de Peter Weir, durante a ditadura de Suharto na Indonésia; e "Os Homens do Presidente", de Alan J. Pakula, no famoso filme sobre o Watergate.

Documentários

"Os italianos e a crise", no ARTE, terça-feira às 21.25h. Num país ingovernável e que virou um manicómio político como se pode ultrapassar a crise.

No Odisseia, na madrugada de hoje às 4h, "A Queda do Sendero Luminso". Um dos mais famosos grupos de terrorismo que matou milhares de pessoas no Perú.

Séries

Amanhã, no Syfy às 22.15h, uma das estreias mais aguardadas, a terceira temporada da Guerra dos Tronos.

E uma nota de desagrado para o universo FOX. Não podem estrear séries e depois interrompê-las, dou três exemplos: Scandal, que deu até ao décimo episódio da segunda temporada, interrompeu e depois voltou na Fox Life; Blue Bloods que estreou a terceira temporada na Fox e interromperam, dando sete episódios; e na FOX Crime que estrearam a 4a temporada de Southland e a interromperam ao fim de 3 episódios. Acho que não é bom para os espectadores fieis.

Música

"The existential soul of Tim Maia". Está em destaque na FNAC, ouçam o cd e percebam porque ele é um dos maiores nomes da história da música brasileira e estava muito avançado no seu tempo.

Revista

Africa Investor. Num tempo em que as empresas portuguesas têm de procurar negócio fora do País, espreitem esta edição c om várias ideias para negócios.

Restaurante

Volto a referir um dos meus preferidos restaurantes, o Lisboa à Noite, jantei lá na terça e na sexta-feira. A mesma qualidade de sempre, um serviço de qualidade e a simpatia dos srs. Vitor e César, os donos do mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário