domingo, 2 de dezembro de 2012

Sugestões para a semana

A partir de agora, espero todos os domingos pelo meio da tarde deixar diversas sugestões de lazer, em diversas áreas. É uma espécie de meu serviço público que não terão de pagar.

Livros
"D. Pedro, o Rei-Imperador", Javier Moro, editora Planeta, 515 páginas
Como indica o título é um romance histórico, mas com boas fontes que garantem o rigor de uma biografia de D. Pedro I do Brasil e D. Pedro IV de Portugal. Prosa ágil, mas deste autor há um outro livro melhor do qual uma vez dei nota: "O sari vermelho", sobre a família Nehru/Gandhi e a história da Índia. Mas é recomendável para conhecer melhor a "fuga" de D: João VI para o Brasil de quem Napoleão disse que foi o único homem que o enganou.

"António e Cleópatra", Adrian Goldsworthy, Esfera dos Livros, 520 pág. Do mesmo autor já tinha sugerido dois outros livros: "César" e "Generais Romanos", obras fenomenais. Este é um estudo da relação entre a raínha do Egipto e o herdeiro de César. Uma paixão que levou, com a morte de ambos, ao nascer da dinastia de Octávio Augusto, uma das maiores fases de crescimento e prosperidade do império romano.

"O colosso de Maroussi", Henry Miller, Tinta da China, 282 pág. Da magnífica colecção de literatura dita de viagens, mas que é mais de narrativa das impressões e paixões humanas, este é o livro que me está a encher as medidas actualmente. Miler vai à Grécia, a Corfu, ter com outro grande escritor, Lawrence Durrell, a partir daí é uma escrita única tão bela como os mares da Grécia, que são únicos para quem já teve o prazer de os conhecer.

"O Julgamento dos cinco lords", Sente/Julliard, Asa, 64 pág. Álbum de BD que regista o regresso dessas duas personagens míticas: Blake e Mortimer. Não tem a profundidade dos álbuns antigos, mas é boa leitura para os fâs destes heróis.

Cinema (a comprar)
"O segredo da porta fechada", de Fritz Lang. Um clássico genial, uma mulher que se apaixona, vai para a casa do homem, mas onde tudo é bizarro. Jogos de luzes e sombras para criar um filme sombrio, tenso, mas digno de um dos grandes mestres de Hollywood com raízes na Alemanha.

"Glauber Rocha"- caixa que reúne 5 filmes do maior realizador brasileiro. Dois deles, "Terra em Transe" e o inesquecível "Deus e o Diabo na Terra do Sol" estariam numa lista dos 100 melhores filmes de sempre e ainda há "Barravento", "A Idade da Terra" e "António das Mortes - O dragão da maldade contra o santo guerreiro". Imprescindível para cinéfilos.

Cinema (em casa, do que dá esta semana os meus destaques)
-O melhor dos filmes dos TVCines é "As Vinhas da Ira", de John Ford, baseado num livro de John Steinbeck, com prodigioso papel de Henry Fonda. Sobre as migrações dos americanos em busca de uma vida melhor durante a Grande Depressão. 9horas, segunda-feira no TVC2
-Quarta, às 17.15, TVC3, um grande filme, candidato a diversos prémios, mas subvalorizado. "No vale de Elah", de Paul haggis, com Tommy Lee Jones, nomeado para Óscar, sobre o regresso dos soldados do Iraque.
-No mesmo dia, às 17.50h, no TVC4, "Antes que o Diabo saiba que Morreste". Filme soberbo do grande Sidney Lumet, com interpretações sem mácula de Philip Seymour Hoffman, Marisa Tomei e Albert Finney.
- Na sexta, às 22h, TVC2, "A Comédia do poder", filme francês de Claude Chabrol com personagem de Isabelle Hupert. Em Fraça, e Chabrol era um mestre, continua-se a fazer grande cinema.

Séries

-Estreia esta semana a 2a temporada de The Killing, na Fox, não esquecer que é a série americana, uma versão da fabulosa e muito superior The Killing, de produção dinamarquesa e que que deu há pouco tempo no AXN Black
-Outra regresso, no SyFy, A Ameaça de Andrómeda, série de ficção científica baseada no filme clássico com o mesmo nome.
- Chamo a atenção que em CSI, no AXN saiu no último episódio a protagonista Marg Helgenberger e vai entrar para o lugar a Elizabeth Shue, É para breve e a série esta temporada melhorou em relação às duas últimas temporadas.
- Não esquecer, a rolar como um disco, na TVCSéries, Treme, na sua terceira temporada. Disse a rolar como um disco, pois esta série de autor, de David Simon, criador de The Wire, trata da reconstrução de New Orleans ao som da música que é a base da série. É um mimo que tem passado despercebido a muita gente.

Documentários (deixo alguns que vou deixar a gravar)

-Os multimilionários do Tea Party, sobre se este movimento ultra conservador era mesmo nascido das pessoas ou se foi financiado por interesses poderosos. Dá no Odisseia
- Secrets of Bangkok, no Travel Channel, sábado às 13h. Sobre uma das cidades mais fascinantes do mundo.
-No mesmo dia, no História, às 20.20h, Stonehenge a descoberto, um dos lugares mais místicos e mais desconhecidos e a sua relação com a época em que foi construído
-No ARTE, durante a semana, vários episódios, às 18, "Nas costas do Báltico", viagem pelos países banhados por aquele mar.
.- No Odisseia, A Mafia, série que começa com Sam Giancana e passa sobre outras personagens. Começa ás 23h na quinta-feira
-Na RTP2, na sexta às 23.30h, um documentário que já vi e recomendo sobre o Goldman Sachs, o banco que manda no mundo
-Para os curiosos da Manga, a BD de origem asiática, um salto à manga coreana (a Manhwa) no ARTE, na quinta-feira às 2.30 da manhã

Música

Há uma pérola para quem tem ZON na posição 162. Um canal de concertos com os grandes nomes da música. Deixo os 4 que vou gravar: hoje às 20.55h, Bjork live in Cambridge, em 1998, durante o Homogenic Tour; Simply Red, concerto de despedida em Sidney, às 6 da manhã desta madrugada; amanhã, às 13.20h, Jamiroquai em Montreux, para quem, como eu, já o viu ao vivo sabe que vai dar um bom espectáculo; e amanhã também, às 16.50,um concerto para 100 mil pessoas no Palácio de Versalhes, de Cerrone o criado da onda Disco.

Restaurantes

Em tempos de crise e de reuniões de amigos e colegas para jantares de natal deixo dois restaurantes baratos, sem pretensões, mas onde se come bem e perto um do outro. A "Adega do Dantas", na rua que leva ao miradouro de Santa Catarina e a "Adega das Mercês" no Bairro Alto, atrás do bar Mahjong. Bom atendimento, quase à antiga e saem satisfeitos por 15 euros, o que é muito barato nos dias de hoje.

Divirtam-se.

-

Sem comentários:

Enviar um comentário