terça-feira, 24 de julho de 2012

5 livros para o Verão

Eu espero a partir de quinta-feira ter pelo menos quatro dias de descanso total. Habitualmente repouso na praia, em Sesimbra, com livros. Deixo 5 sugestões de leitura para quem gosta também deste exercício:

. O Vendedor de Passados, José Eduardo Agualusa, D. Quixote, 225 páginas. Ainda há pouco tempo o Ricardo Costa o mencionou no Expresso. Félix Ventura é um homem que vende passados falsos à emergente sociedade angolana. Até memórias felizes e sorrisos consegue construir apesar do passado de guerra daquele País. Uma sátira corrosiva`ao que se passa naquele País irmão.

. Pena Capital, Robert Wilson, D. Quixote, 472 pág. O regresso de um grande autor de policiais agora sem o seu inspector Javier Falcon que protagonizou dois grandes livros: Último Acto em lisboa e o Cego de Sevilha. Nesta obra mete mafiosos indianos, fanáticos hindus e homens de honra britãnicos.

. Ela Cantava Fados, Fernando Sobral, Quetzal, 268 pág. Já tinha colocado como destaque uma vez. É um livro tão bem escrito passado em Lisboa, com o fado como fundo, brilhantes diálogos e tem política, poder, dinheiro e mulheres fatais.

. Índia (uma biografia íntima), Patrick French, Temas e debates, 461 pág. Recomendo este ensaio para quem tem algum fascínio pela Índia e para os que procuram conhecer melhor a sociedade país emergente. Aborda a religião, a evolução política (esta parte é magnífica) e a evolução de um país que é um sub-continente com disparidades enormes. A pobreza convive com a tecnologia de ponta e os novos milionários.

. Desde que o samba é samba, Paulo Lins, Caminho, 356 pág. O autor criou a Cidade de Deus, um livro que deu um filme brilhante do Fernando Meirelles e ainda escreveu outros argumentos premiados. É um livro de prosa escorreita com a pequena bandidagem do Rio de Janeiro no início do século. Prostitutas, proxenetas, a primeira escola de samba do brasil e as visitas de Carmen Miranda e Mário de Andrade, entre outros. Divertidíssimo, é mesmo de levar para a praia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário