sábado, 3 de março de 2012

Sugestões de fim-de-semana

Já não fazia isto há algum tempo e hoje apeteceu-me.

Livros: A Cidade dos prodígios, de Eduardo Mendoza, editora Sextante. Li quando saiu cá numa primeira edição, há muitos anos. Mendoza é um dos melhores escritores espanhóis, mas tem-se perdido em obras menores com a excepção do magnífico "Rixa de gatos", também da Sextante e que ganhou o prémio Planeta em 2010. Mas esta é a sua obra-prima, com um protagonista Onofre y Bouvila inesquecível, um criminoso que se torna um dos motores da moderna Barcelona, a não perder.

Limite, de Frank Schatzing, editora Dom Quixote. São mais de mil páginas e tem sido o meu companheiro fiel nos últimos tempos, provavelmente um dos melhores romances de ficção científica editados nos últimos tempos. É na Lua, mas passa pela China, Guiné Equatorial, Berlim ou Londres, mete crime e thriller, mas também petróleo e energias alternativas em 2025.

Pan, de Knut Hamson, editora Cavalo de Ferro; um pequeno mas genial livro, de um escritor norueguês do início do século XX e que era um dos mais marcantes da altura e ganhou o Nobel da Literatura. Uma paixão avassaladora que mistura os meios híbridos da mente com os factores da natureza.

Cinema:

Hugo - tenho ido pouco ao cinema, mas não podia perder Martin Scorsese em 3D. Não é nenhum grande filme, mas é comovente e para quem é cinéfilo como eu é uma homenagem aos pais fundadores da 7ª arte. Belo, simples, tecnicamente perfeito. Bom tempo perdido, ou ganho.

O Agiota - está à venda a 8 euros na Fnac um filme do mestre Sidney Lumet, com um papel genial do Rod Steiger que lhe proporcionou várias candidaturas a quase todos os prémios de melhor actor. Sobre um homem solitário dono de uma casa de penhores em Nova iorque, até que aparece uma senhora...

Revistas:

Sugiro a Sight & Sound deste mês, com David Cronemberg na capa, com um artigo grande sobre Mulholland Drive do David Lynch e uma homenagem a uma das minhas musas do cinema clássico, Gene Tierney, a mulher que personificou "Laura" de Otto Preminger.

Restaurante:

Sushi Fashion, para quem gosta de sushi, recomendo ali ao pé do Governo Civil este restaurante do meu amigo Luis Ferlov, que tem mais dois o Riviera e o sushi fashion do Mirage, em Cascais. Bom japonês, com qualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário