terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Regras base para consultores e directores de comunicação

Regras base de um consultor de comunicação

-Ler jornais (para visão geral do mercado, do País e do mundo) e o clipping dos clientes.

-Ser proactivo e procurar ganchos comunicacionais para quem representa e seguir o plano estratégico implementado.

-Falar mais ao telefone com jornalistas do que mandar mails, pois as caixas de mail dos media recebem centenas de mails que não interessam.

-Ter arte e engenho para conceber um bom título, que com informação importante é o que chama a atenção dos meios.

-Criar vínculo forte e presencial com o cliente, assim se constroem relações duradouras e cresce a nossa reputação.

-Com esses vínculos fortes, criamos a capacidade de criar mais dependência do nosso trabalho.

Regras de um director de agência de comunicação

-Perder o menor tempo possível com questões de contabilidade e lana caprina. Não perder tempo a ler press-releases dos consultores, pois isso é uma prova de falta de confiança no trabalho dos mesmos.

-Consumir muita informação, pois é isso que lhe dá capacidade de jogar em vários tabuleiros.

-Saber a importância do tempo e que tempo se deve perder em cada reunião ou contacto.

-Criar vínculo forte e presencial com o cliente, assim se constroem relações duradouras e cresce a nossa reputação. Com esses vínculos fortes, criamos a capacidade de criar mais dependência do nosso trabalho (esta é repetida).

-Gerir a intervenção pública nos espaços que detém e outros convites que protagoniza.

-Estar atento e ter a capacidade de juntar pessoas e de contribuir para que se realizem negócios para os clientes, aqui interessa o "networking" e utilizar os nossos contactos.

-Ter capacidade de liderança, dispensar o aqui quem manda sou eu, pois a liderança não se anuncia, sente-se.

-Escolher uma boa equipa, com bons profissionais, para que o seu tempo seja utilizado noutras coisas mais úteis.

-Passar pouco tempo na empresa e circular noutros centros de poder.

Sem comentários:

Enviar um comentário