sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A camisola verde e branca do Mantorras e a Marca Sporting

O Sporting foi ontem a Angola. Era uma acção de promoção da marca Sporting como anunciaram os responsáveis.

Não falo do jogo, não o vi, fica o resultado que é mau. Era um jogo a feijões e os sportinguistas querem outras vitórias, isso é que importa. Felizmente nenhum jogador se lesionou e o Sporting encaixou 581 mil euros.

Foi boa a acção? Ir a Angola é bom, o cachet foi mais pequeno do que outros receberam lá há um ano, a acção nas escolas foi muito positiva mas não creio que a Marca Sporting tenha ganho alguma coisa.

Fomos derrotados por 4 a 0 e isso não dignifica nenhuma marca. Jogámos com os juniores, é verdade, mas Sporting é Sporting e não mostrar raça é catastrófico para qualquer Marca, nomeadamente quando é a Marca de um clube de futebol.

E chamo a atenção para algo mais importante: em termos institucionais o Sporting ficou-se pelo ministro do Desporto, quando há um ano outros foram recebidos pelo Presidente da República de Angola. Os contactos foram minúsculos e com pouca relevância.

Quero relembrar aos mais esquecidos outra jornada, essa sim, de grande promoção da marca Sporting. Aconteceu há décadas, quando João Rocha levou o clube à China, antevendo as grandes oportunidades que poderiam surgir daquela zona do globo. É isso que fazem os visionários, como retratou Alfredo Farinha no livro "João Rocha-Uma vida».

Promoção da Marca Sporting não pode ser substituída apenas por uma jornada para mandar uns rapazes e encaixar umas massas para pagar salários. De bom fica em Angola a acção social do nosso clube, de resto esta viagem não fica para a história. E esqueceram-se da camisola para o Mantorras em Lisboa, nas costas devia ter o número 150 que era o número de milhões que o cavalheiro Vieira dizia que ele valia. Só para gozo.

PS: Quero dar uma sugestão aos senhores da Loja Verde. Não bastam cachecóis e camisolas. Nessa loja devem constar obras sobre o passado e o historial do Sporting e dos seus heróis (e até há lá à venda algumas). Mas queria aproveitar para sugerir que a Loja Verde reeditasse o livro que mencionei: «João Rocha-Uma vida», para as pessoas perceberem o seu reinado e o potentado que era o Sporting nessa altura. Aos sportinguistas que ainda não leram o livro, recomendo que o façam pois é bom e só temos de nos orgulhar, pois são páginas bonitas da vida do nosso clube.

1 comentário:

  1. não li o livro , mas vivi de perto o reinado, acompanhando os filhos, a par do Sporting!!!

    ResponderEliminar