terça-feira, 4 de outubro de 2011

O método Manuel Cajuda para o sucesso

Tenho simpatia pelo Manuel Cajuda, acho um bom treinador e é o que tem o discurso mais engraçado e recheado de soundbites.

Apanhou o União de Leiria num mau lugar e ganhou o primeiro jogo contra o Braga. Mas quero, agarrando nas suas frases da semana, tentar explicar o seu discurso para conquistar o seu grupo de trabalho.

Cajuda para lá de competente e matreiro treinador, conhece um balneário, sabe falar com os seus homens. Um líder é um conhecedor da natureza humana e um bom psicólogo. Passo a explicar:

1- Marcar Território - Com a excepção do Presidente e do director desportivo, proibiu que outras pessoas entrassem no balneário. «É território sagrado», isto é fechar o grupo e criar mais união, evitando fugas de informação.

2 - Tirar Pressão dos Jogadores - «Pedi aos jogadores para sorrirem». Um grupo que sorri é um grupo mais desinibido, mais solto e com mais capacidade de exponenciar as suas potencialidades.

3 - Discurso Motivacional - «Quem tem medo que o diga agora. Eu não tenho medo». Foi a primeira frase que disse aos jogadores. Estas bravatas no meio do futebol têm resultados rápidos. Jogar com o medo, o inimigo que não tem rosto mas que por vezes prende os jogadores.

4 - Discurso da vitória - «Não houve bruxaria nenhuma, apenas trabalho». A seguir á vitória disse-o no "flash-interview", um longo caminho a percorrer, que terá derrotas, mas confiança nos jogadores e no trabalho.

5 - Vaidade para dar confiança - «Gosto muito do Braga, mas gosto muito mais de mim». Frase que dá confiança aos jogadores, que acreditam na vaidade e autoconfiança do treinador, o seu líder.

Acompanhar Manuel Cajuda, para lá de divertido é uma boa lição.

1 comentário:

  1. Parabéns... adorei a posta.

    Também eu, gosto muito do Cajuda... até que o gostava de ver um dia no SCP.

    ResponderEliminar