sábado, 30 de outubro de 2010

Sugestões de fim-de-semana (3)

Fim-de-semana alargado em que regressa a hora de inverno. Aqui ficam umas sugestões para ajudar a passar o tempo.

Livros

Dez Grandes Estadistas Atenienses, de José Ribeiro Ferreira e Delfim Leão, Edições 70, 285 páginas. Para quem gosta de história, conhecer as vicissitudes de uma democracia da Antiguidade é interessante. Claro que neste livro também está a fase da ditadura de Pisístrato, que governou Atenas durante 10 anos, mas conhecer Drácon, Sólon, Péricles ou Alcibíades leva a marcar a diferença (ou não) com estadistas da actualidade.

O Fogo, Katherine Neville,Porto Editora, 490 páginas. Cheguei aqui neste espaço a escrever sobre o Oito, livro que antecede a acção deste e que foi escrito 20 anos antes das coisas do Dan Brown. São peças do xadrez de Montglane, que vêm do tempo de carlos magno e que podem afectar a humanidade. Thriller com misticismos e nomes históricos à mistura, mas bem escrito.

Cinema

Laura, de Otto Preminger. É muito difícil escolher o melhor filme de sempre. Se me pedissem para escolher os melhores 50 filmes de sempre era mais fácil. Este estaria nessa minha lista. Gene Tierney é a mulher que todos julgam morta, mas que regressa, e que desperta três paixões. Este é um "film noir" no seu melhor, fotografia, música, diálogos fenomenais e a personagem inesquecível, irritante, de Waldo Lydecker (Clifton Webb).

A rede Social, para ir ao cinema, ver a película polémica de David Fincher, com o argumento de aaron Sorkin, o criador de West Wing, sobre Mark Zuckerberg, criador do facebook.

Séries de Televisão

The Company - Para quem leu o livro do Robert Littell com mais de 1200 páginas, eu li, sabe que é a história da CIA, da guerra fria. São 6 episódios que vão estrear esta semana num dos Fox. Eu já tenho a série, já a vi, e recomendo porque o ambiente e a reconstrução da época são excelentes.

O Polvo - Gosto sempre de insistir com coisas que valem a pena. Para os mais novos que não a viram, pois é uma série que já tem mais de 20 anos, é uma produção da RAI sobre a Mafia. Cattani, Tano Cariddi, Spinoza, Antinari, Silvia Conti, Terrasini, Olga Camastra,etc. Personagens inolvidáveis em 10 temporadas e estão todas à venda. A melhor é a 4a, mas a 2,3,5,6 também são fantásticas. Vão assistir a alguns dos diálogos mais memoráveis sobre o poder e a condição humana.

Restaurante

Caxemira. Restaurante indiano escondido num 1º andar da Praça da Figueira, com a mais valia de uma pessoa chegar e nem perder tempo com dilemas na escolha. Pede-se aos senhores e eles trazem belas iguarias. Com uma vantagem que é barato. O mau é que fecha muito cedo.

Sem comentários:

Enviar um comentário