sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Sugestões de fim-de-semana (2)

Não sei como vai estar o tempo, mas confesso que eu espero ficar por casa.

Livros

Tony Blair - Um Percurso; Editora Bertrand, 714 páginas. Já o comecei a ler e a escrita é boa, ágil. Logo no início, Blair diz ao que vem: «o meu objectivo é escrver não como um historiador, mas antes como um líder» e deixo mais duas passagens: «eu era o eterno guerreiro contra a complacência. Falava regularmente como se podia perder a liderança nas sondagens, como nunca se devia subestimar os conservadores. Fingir que estava tudo no fio da navalha, ajudou a motivar, a galvanizar e a manter-nos na linha»; «Se tivermos a política certa e a estratégia correcta, temos sempre hipótese de ganhar. Sem elas, podemos perder, por mais certa que a vitória possa parecer».

Asa Larsson - Aurora Boreal; Editora Planeta, 321 páginas. Um bom policial em perspectiva. Os autores nórdicos, suecos, noruegueses e islandeses estão muito fortes neste género literário. E como daquelas sociedades que imaginamos frias, quase sem alma, saiem as maiores preversões e os crimes mais negros. O Hipnotista, do Kepler que anda por aí é fantástico, os livros do Henning Mankel e o seu detective Kurt wallander é prodigioso, Anne Holt (norueguesa) e Yrsa Sigurdardóttir (islandesa) são também imperdíveis.

Filmes

O ofício de Matar, de Jean-Pierre Melville, um dos grandes clássicos do cinema francês agora em edição dvd portuguesa, com o melhor Alain Delon de sempre.

Young Mr. Lincoln, de John Ford, integrado na magnífica nova colecção de grandes realizadores que o Público traz à 6a. A origem do mito Abraham Lincoln através do seu primeiro caso judicial quando ainda era jovem, com Henry Fonda em grande

TV

The Good Wife - Este sábado a Fox Life passa 3 episódios desta grande série para quem ainda não viu. Uma advogada que segue a carreira depois do marido político ser apanhado num escândalo sexual. julianna margulies e Chris Noth (o mr.Big do Sexo e a Cidade)

National Geographic Wild - confesso que gosto de ler de televisão ligada e habitualmente faço-o neste canal. Destaco dois documentários esta semana: A vida selvagem no Kamchatka (na Rússia) e uma disputa de território de tigres na Índia. A vida animal é muito educativa para as sociedades humanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário