sábado, 4 de setembro de 2010

Carlos Cruz e o seu processo

Carlos Cruz assumiu ontem totalmente a pele do personagem do Processo de Franz Kafka.

Carlos Cruz vitimizou-se mediaticamente quando as vítimas verdadeiras foram as crianças de uma grande instituição chamada Casa Pia, a quem muitos devem a vida que hoje têm devido aos ensinamentos e amparo ali recolhidos.

Carlos Cruz entrou pessimamente em tribunal ontem, muito nervoso ao contrário da tranquilidade que durante todo o dia proclamou (algo perfeitamente natural em quem aguarda uma sentença).

Depois, à tarde, mostrou continuar na plena posse das suas faculdades de sr. televisão com uma boa conferência de imprensa, apoiado pelos seus advogados. Mas enganou-se numa coisa quando respondeu à TVE e à BBC, dizendo que a imprensa estrangeira tinha outra opinião sobre o processo.

Hoje, ao ler o El Pais, jornal de esquerda - e nunca esquecer, muitos já não se lembram, que Carlos Cruz foi o mandatário de João Soares na candidatura derrotada em Lisboa em 2001 - vi o título mais duro de todos os que li: «Portugal condena a la trama que abusaba de niños desamparados» e com foto de Carlos Cruz.

Respeito o profissional de televisão que deu muitos bons momentos a milhares de portugueses, mas nunca gostei dos seus olhos. Não faço qualquer comentário sobre a decisão do tribunal, apenas julgo que mediaticamente ontem se assistiu a bons trabalhos de comunicação, de diversos protagonistas.

E a Justiça que por vezes se julga acima das outras instituições tem de aprender que um processo é um espectáculo e por isso se tem de adaptar ao universo mediático.

3 comentários:

  1. Teixeira7/9/10 02:56

    "nunca gostei dos seus olhos"!
    Bem observado! penso que é a chave.
    Venho pensando nisso, desde o início.
    Falta qualquer coisa..no olhar dos "supostos pedófilos".Falta o brilho do olhar!, que foi perdido algures, falta a alma!, que nunca existiu, ou lhes foi retirada.
    Temos de ver para além das aparências, ver de cima..ver de longe, abstraindo das luzes, do ruído, da mentira e alienação que nos vendem todos os dias.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/9/10 10:54

    Gostaria de saber como é que o autor do comentário anterior pensa que serão os olhos de um possível inocente condenado injustamente num processo semelhante...devem ter um brilho... Ainda vamos acabar a executar pessoal pelo ar de não terem alma...Pol Pot volta!

    ResponderEliminar
  3. curioso !
    o meu comentário não agradou !?
    óbvio...!

    ResponderEliminar