segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A figura e algumas coisas de 2009

Considero que, como é óbvio, todas as empresas tiveram bons trabalhos, tentaram fazer o melhor e que o Conselho em Comunicação não foi tão mal falado como noutros anos.
LPM, Cunha Vaz, Lift e GCI continuam a ser as grandes e tiveram trabalhos e novos mercados meritórios. Mas a minha escolha para figura do ano 2009 é diferente:

SPECIAL ONE da Comunicação 2009: Pedro Reis (Imago)

Se quiserem é uma espécie de Nobel a Barack Obama.
Vou explicar porquê: o Pedro é uma esperança para o mercado porque é um homem novo, sem complexos, sem vícios, sem maus fígados.
Poderão dizer que não é um mago da comunicação, mas é um grande gestor. Porém, na comunicação trabalha todos os dias para ser melhor e está a construir uma equipa de confiança e que trouxe novo élan à Imago (não pondo em causa a sua história que é também relevante no mercado da comunicação).
Depois, é um cavalheiro, um grande embaixador da sua marca, educado e com uma “networking” fortíssima que vem desde os tempos da Católica.
E escolho-o ainda mais por uma razão óbvia: para os profissionais de comunicação trabalharem, precisam de clientes. Enquanto alguns “players” andam entretidos em fusões, aquisições com um “build up” forte mas demolidas com um simples abanão e aberturas na Cochichina, a Imago nos últimos dois meses foi a agência que revelou mais conquistas. Factos são factos.
O Pedro Reis está focado, vai conhecendo o mercado e a Imago vai crescer mais este ano.

Comunicação Política – F5C (João Tocha) e Special One (Rui Calafate), desculpem lá. Fomos os que trabalhámos mais pelo conhecimento que tenho, com vitórias e derrotas como é óbvio.

Manobra mais interessante – a saída do Red Bull Air Race do Norte e como num dia se alteraram as declarações do responsável. Primeiro era o dinheiro (foi infeliz), no dia seguinte as condições técnicas (quem fez esta manobra que se acuse para eu dar os parabéns abertamente).

Manobra mais letal – Fica para contar um dia destes, mas a manobra foi tão perfeita e tão bem trabalhada em comunicação que só teve uma falha, demorei mais um mês do que esperava para pôr o nome cá fora.

Melhor Blog de Comunicação – PiaR (Rodrigo Saraiva e Alexandre Guerra)
É o blog mais interessante e mais agregador do sector e os dois cavalheiros merecem o prémio. O Buzzófias está a perder gás porque tem perdido veneno e os blogs a seguir, nascidos no final do ano são It`s PR Stupid e o Comunicações ou Não do Telmo Carrapa.

Melhores jornalistas do sector – Rui Oliveira Marques (Meios), Filipa Martins (Briefing) Filipe Pacheco (Jornal de Negócios) – este é o meu lado politicamente correcto.

Sem comentários:

Enviar um comentário